lunes, 13 de agosto de 2012

MERCADORIAS IMPORTADAS EM BRASIL ATINGEM 24% DO CONSUMO

Mercadorias importadas atingem 24% do consumo e batem recorde

DO VALOR
A participação de mercadorias importadas no consumo atingiu 24% no segundo trimestre, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que divulgou nesta segunda-feira (13) seu levantamento Coeficientes de Exportação e Importação (CEI).
É o maior nível da série histórica da entidade, iniciada em 2003. Patamar semelhante havia sido apresentado, pela primeira vez, no quarto trimestre do ano passado, segundo a entidade.
O coeficiente trimestral de importação da indústria geral apresentou alta de 1,2 ponto percentual na comparação do segundo trimestre de 2012 com igual período em 2011, e de 1,5 ponto percentual ante o primeiro trimestre deste ano.
Segundo o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex), da entidade, Roberto Giannetti, "o aumento consistente das importações ocorre tanto em bens finais quanto em insumos, enfraquecendo a agregação de valor na indústria".
O Coeficiente de Importação (CI) para a indústria de transformação apresentou alta de 1,1 ponto percentual, passando de 21,5% no segundo trimestre de 2011 para 22,6% no mesmo período deste ano. Já na comparação com os três primeiros meses de 2012 a variação foi positiva em um ponto percentual.
Já a participação das vendas externas na produção total da indústria geral cresceu de 19% para 20,5%, na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o trimestre anterior. O Coeficiente de Exportação (CE) para a indústria de transformação cresceu 0,7 ponto percentual na comparação com o primeiro trimestre, atingindo 17,7% no segundo trimestre.






No hay comentarios: