martes, 21 de julio de 2015

CENTRO DE BIOTECNOLOGIA EN MANAUS ( CBA)

Página Inicial » Inovação » Notícias » Mudanças no CBA são discutidas em Manaus

Mudanças no CBA são discutidas em Manaus

09/07/2015
Mudanças no CBA são discutidas em Manaus
Manaus (9 de julho) – O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Vinícius Souza, participou hoje de audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas para debater temas relacionados de Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). “Estamos trabalhando para transformar o CBA em um centro referência em desenvolvimento tecnológico e inovação em temas relacionados à bioeconomia”, disse.
No mês passado, o CBA passou por uma mudança de gestão. Marcos Vinícius esclareceu que o centro passou a contar com uma gestão tripartite, compartilhada entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e sob a coordenação do MDIC. “Nós estamos aproveitando a expertise de cada um desses órgãos, com o objetivo de contribuir para a transformação do CBA. O Inmetro, além de ser uma instituição que detém vários prêmios de gestão, tem o desenvolvimento tecnológico e a inovação como linhas mestras da sua condução. De outro lado,  não podemos abrir mão de toda a experiência regional que a Suframa possui”, destacou.
Para o diretor de Inovação e Tecnologia (Ditec) do Inmetro, Carlos Aragão, contribuir para a gestão do CBA é um desafio importante para o instituto. “Muita gente conhece o Inmetro por causa do trabalho com a certificação, mas somos muito mais do que isso. Nós temos um grande centro de pesquisa instalado em Xerém, no Rio de Janeiro. E somos um instituto focado em tecnologia. Além disso, o Inmetro tem abrangência nacional e nós já atuamos fortemente na Amazônia. Com certeza temos muito a contribuir nesse trabalho conjunto”, destacou.  
No encontro na Assembleia Legislativa, que foi promovido a convite do deputado Serafim Correia, presidente da Comissão de Indústria e Comércio Exterior da casa, Marcos Vinicius reiterou a intenção da iniciativa para transformar o CBA. Ele explicou que o trabalho terá três grandes frentes: “ofertar serviços e pesquisas para as empresas locais que tenham demandas na área de biotecnologia, divulgar nacionalmente que o CBA tem estrutura para prestar esse tipo de serviço e, paralelamente a essas duas fases, trabalhar para conectar o CBA às grandes redes globais de biotecnologia e inovação”, destacou.
Histórico
Marcos Vinícius explicou que, no ano passado, o MDIC solicitou ao Inmetro que fosse realizado um diagnóstico no CBA para identificar a atuação do centro. O resultado apontou para uma sobreposição de atividades desenvolvidas por instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto de Pesquisas Amazônicas (Inpa).
Diante desse fato, o MDIC percebeu que era importante trabalhar para mudar a vocação do centro. “Nós entendemos que para gerar desenvolvimento na região, precisamos complementar essa cadeia tecnológica. Precisamos fortalecer as vocações do CBA”, explicou Marcos Vinícius. O secretário ainda ressaltou que para o ministério, o CBA, longe de ser um problema, é claramente uma grande oportunidade para contribuir para o desenvolvimento tecnológico da região.
Agenda em Manaus
Além do encontro com parlamentares, o grupo do MDIC, liderado por Marcos Vinícius, reuniu-se também com representantes da iniciativa privada em encontro na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Também foi realizado um encontro com pesquisadores e acadêmicos representados pela Ufam, Inpa, UEA e também pelo Senai do Amazonas. Na agenda dos técnicos do MDIC em Manaus, ainda está prevista uma visita às instalações do CBA e também à Embrapa. Todas as atividades contam com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198

No hay comentarios: